
o melhor sobre
envelhecer
Atendimento de saúde domiciliar é uma política pública do governo federal para pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade
O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para sair da casa e chegar até uma unidade básica de saúde, ou ainda, para pessoas que estejam em situações nas quais o tratamento domiciliar seja mais indicado.
O tratamento domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.
Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou com maior frequência, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.
Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.
Para ter equipes do Programa Melhor em Casa, os municípios e/ou Estados devem aderir ao programa do governo federal. Para tanto, deverão fazer uma solicitação de custeio dessas equipes por meio do Sistema de Apoio à Implantação de Políticas de Saúde (SAIPS).
Para solicitar habilitação para o custeio das equipes do Programa Melhor em Casa, o município precisará fornecer informações referentes a: dados demográficos e epidemiológicos do município, objetivos, quantidade de equipes, profissionais, estruturação da rede no município, infraestrutura, educação permanente dos profissionais e suporte aos cuidadores, monitoramento e avaliação.
Confira a lista de municípios contemplados clicando aqui.
O Programa Melhor em Casa tem o objetivo de proporcionar um atendimento humano com menos riscos ao paciente, idoso ou não. Se a sua cidade não aderiu ao programa, cobre os representantes para a implantação do serviço ou a criação de outro com as mesmas características.
Fonte: Ministério da Saúde
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Bate-papo com Beltrina Côrte: ageísmo, idadismo, etarismo, idosismo… o que significam?
O preconceito contra pessoas idosas existe! O que é? Como ocorre? Quais as consequências?
Bate-papo com Sérgio Serapião: como começo a fazer trabalho voluntário?
Agora que você tem mais tempo, como posso ocupá-lo de forma produtiva? Como poderia começar a fazer trabalho voluntário e se envolver em causas sociais, por exemplo?
Qual é a importância do voto na terceira idade?
O voto, além de ser um instrumento democrático para a escolha de representantes, contribui para manter a mente ativa