
o melhor sobre
envelhecer
Contratar idosos é uma política que pode ajudar empresas terem melhores resultados
A modalidade de estágio para idosos tem ganhado força dentro das empresas devido ao aumento da população idosa e do perfil mais ativo dessas pessoas. O estágio para idosos contribui para fortalecer o pertencimento social dos idosos e ajuda as empresas devido à experiência dessa população.
A leis que regem esse tipo de contrato são as mesmas do estágio comum, e requerem a assinatura do termo de compromisso entre empresa, instituição de ensino e estudante sem configurar vínculo de emprego. O estagiário, entretanto, pode ser contratado pela empresa após o término do período do estágio, dependendo do tipo de aposentadoria e benefício que a pessoa recebe.
– Bolsa-auxílio (varia de empresa para empresa)
– Férias de 30 dias, sem adicional de 1/3
– Vale-transporte
– Seguro de acidentes pessoais
– Outros auxílios podem ser oferecidos
Para explicar os benefícios dessa modalidade, Celso Bazzola*, empresário do segmento de RH, responde questões de interesse do idosos e empresários.
As vagas de estágio para idosos já são uma realidade. O avanço da longevidade dos profissionais tornou essa mão de obra atrativa, pois ela pode oferecer ainda muitos resultados para as empresas. Para tanto, algumas características são importantes, como a experiência em sua área de atuação, a qual possa compartilhar com os mais jovens. Estar na ativa, não somente no trabalho, como em estudos, é um fator importante para estar dentro desse perfil. Ele é como qualquer outro tipo de estágio, mas sua importância é colocar seu conhecimento para o resultado da empresa, e ter perfil de adaptabilidade em novas tecnologias, além do perfil de saber ensinar.
Agregar e oferecer algumas competências que os jovens ainda não adquiriram como prudência, visão dos caminhos mais seguros para atingir os resultados, trazem um tom positivo de situações que ora parecem impossíveis de solucionar, capacidade de formar equipes bem distribuídas, tem foco e percepção aguçada para antecipar possíveis problemas, sua consciência em ter responsabilidade social é ímpar, além disso, o idoso traz para imagem da empresa a credibilidade na consolidação de sua marca.
Tende a ter uma melhora, porém as empresas devem criar uma política e ambiente propício para que isso ocorra, evitando choques de gerações. A atuação dos gestores e do RH para esse direcionamento torna-se um pilar fundamental de sucesso para a modalidade estágio para idosos.
A possibilidade de receber informações já experimentadas no passado, o que facilita o direcionamento dos resultados e carreira destes jovens, além de ampliar a visão da evolução nas relações trabalhistas, dando-lhes a oportunidade de também ensinar as novidades para os mais velhos. Portanto, é um encontro da sabedoria com a energia, o que beneficia a empresa no geral.
É socialmente fundamental. Essa atuação faz com que esses idosos que ainda têm muito o que oferecer não caiam no esquecimento, tenham depressões e sentimentos de desprezo, além de elevar sua autoestima, refletindo positivamente na saúde e na vida pessoal. Ainda faz com que o mesmo não dependa somente do Estado para sobreviver com mais dignidade.
*Celso Bazzola é administrador de empresas, professor, palestrante e sócio-diretor da BAZZ Estratégia e Operação de RH.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como saber a hora de se aposentar?
A decisão de se aposentar ou ou continuar trabalhando requer planejamento e reflexão
Aposentado pode trabalhar? Confira as possibilidades
Regras de cada categoria de trabalho exercida durante a vida determinam se o idoso pode ter um trabalho com carteira assinada após sua aposentadoria
Há programa de estágio para idosos? Como isso funciona?
Contratar idosos é uma política que pode ajudar empresas terem melhores resultados