Carreira

Empreendimentos na terceira idade: o que eu preciso saber?

por Madu
12 de abril de 2020

Sabe aquela ideia que você sempre teve e que, por conta da rotina da vida nunca teve a oportunidade de realizar? Que tal aproveitar a terceira idade para colocar esse projeto em prática?

Foto: Nayani Teixeira – Unsplash

Abrir um empreendimento na terceira idade e ser dono e dona do seu próprio negócio pode ser uma atividade com muitos aprendizados.

Empreender na terceira idade é uma oportunidade de aproveitar um momento em que há mais disponibilidade de tempo. Além disso, é uma chance de usar todos os conhecimentos de outras experiências que você já teve na vida e que podem trazer mais segurança e confiança para tomada de decisões.

Mas o que é necessário saber para se começar um empreendimento na terceira idade?

O primeiro passo é saber aonde você quer chegar com seu empreendimento na terceira idade. É importante ter um planejamento e metas para se criar um bom plano. Esse é o momento de responder perguntas como: Qual é o seu negócio? O que você vende? Qual é o seu público-alvo?

Depois, é o momento de você pensar em como colocar esse negócio em prática. Será que você consegue fazer isso sozinho? Precisará de funcionários? Quais os materiais ou ferramentas que você precisa para começar? 

Seja criativo! Procure ideias parecidas no mercado que possam te ajudar a não começar do zero!

Procure sempre aprender! 

Por mais que você já tenha vivido muitas experiências, pode ser que você tenha que lidar com situações que nunca viveu antes, como gerenciar fornecedores, controlar estoque, fazer divulgação, entre outras. Existem diversos espaços e materiais para aprendizagem contínua sobre o tema, como o SEBRAE, por exemplo.

Use a tecnologia como a sua aliada. 

Ela pode ajudar a fazer divulgação nas redes sociais, tornar mais ágeis os controles internos e até mesmo a comunicação com seus parceiros e fornecedores. 

Sempre acompanhe os resultados. 

Ter uma visão do que está acontecendo e os sucessos da sua empresa é muito importante para ter uma noção clara e objetiva de onde você pode chegar com o seu negócio e também prever quais serão suas dificuldades no futuro! 

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto