
o melhor sobre
envelhecer
A idade chega e começamos a esquecer pontos importantes da nossa história e também detalhes do dia a dia. Como fazer para estimular as lembranças da pessoa idosa?
“Empreender” e “startup” têm sido palavras cada vez mais usadas nos últimos anos. Mais do que na moda, são tendências de como o mundo do trabalho tem se organizado, de forma mais leve, mais ágil, menos hierárquica. Esse novo modelo é para todos que estejam no mercado de trabalho, não apenas os jovens.
A universidade americana MIT publicou uma pesquisa que aponta que as novas empresas de maior sucesso foram fundadas por pessoas acima de 40 anos (não são tão jovens assim!) enquanto uma avaliação das patentes comprova que pesquisadores acima de 47 anos têm gerado resultados de mais inovação e valor que seus pares mais jovens. Esses são exemplos de que o acúmulo de experiência pode vir a propiciar que aperfeiçoemos algo e que criemos inovações surpreendentes e valiosas.
Por outro lado, no subconsciente geral, em nossa cultura, continuamos a associar “criatividade”, “inovação” e “disrupção” aos jovens, como comprova qualquer pesquisa de imagem feitas com essas palavras no Google.
Da mesma forma, o mercado de trabalho ainda pouco valoriza a mão de obra de pessoas mais velhas.
Apesar dos dados acima apresentados, parece que apenas os jovens ainda são associados à inovação e à geração de valor.
Bem, se o mercado não acolhe a capacidade dos mais velhos, atualmente há novas oportunidades: o empreendedorismo. Ou melhor, o empreendedorismo sênior. Cada vez mais o campo do empreendedorismo se abre para pessoas mais velhas.
Participar de uma startup como sênior pode trazer à equipe, tipicamente com idade inferior a 30 anos, muita experiência, paciência e equilíbrio emocional. Aspectos essenciais para o sucesso de um empreendimento.
Nesse cenário, redes que fomentam o empreendedorismo sênior vêm se formando e se fortalecendo. Conectar-se àquela que mais se identificar torna esta jornada não tão solitária. Seguem algumas redes indicadas:
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como saber a hora de se aposentar?
A decisão de se aposentar ou ou continuar trabalhando requer planejamento e reflexão
Aposentado pode trabalhar? Confira as possibilidades
Regras de cada categoria de trabalho exercida durante a vida determinam se o idoso pode ter um trabalho com carteira assinada após sua aposentadoria
Há programa de estágio para idosos? Como isso funciona?
Contratar idosos é uma política que pode ajudar empresas terem melhores resultados