Carreira

Como saber a hora de se aposentar?

por Madu
28 de agosto de 2020

A decisão de se aposentar ou ou continuar trabalhando requer planejamento e reflexão

Foto: Cryptographer – Shutterstock

Existe hora certa de se aposentar? Quando a merecida aposentadoria é alcançada por tempo de serviço ou contribuição, essa pergunta é feita por parte da população idosa. Enquanto uma parcela opta pelo descanso e realização de atividades diversas, outros optam em continuar trabalhando, seja por necessidade financeira ou por realização pessoal e pertencimento social.

A psicóloga Kátia Armesto*, pós-graduada em gestão de pessoas, apresenta pontos que podem contribuir para aqueles que já se aposentaram e para aqueles que ainda não chegaram a essa etapa da vida.

Contribuição dos aposentados para as empresas

Algumas pessoas aguardam a tão sonhada aposentadoria para se dedicar a projetos diferentes daqueles realizados durante a sua trajetória profissional. Muitos buscam novos interesses enquanto outros se dedicam a algo que já interessava, mas por algum motivo não foi possível antes.

Existem também algumas pessoas que se aposentam e continuam trabalhando, na mesma empresa ou em outro lugar. Aposentar-se não é sinônimo de parar de trabalhar. A decisão de continuar trabalhando após a aposentadoria pode ser norteada por uma necessidade de complementar a renda ou por um desejo de não ficar parado, não sair totalmente do mercado de trabalho.

Benefícios do trabalho após a aposentadoria

Sentir-se ativo trabalhando ou deixando de trabalhar vai depender muito do significado do trabalho na vida do indivíduo. Se o trabalho for substituído por algo que dê prazer e tenha significado não será sentido como uma perda.

Mas muitos idosos que continuam trabalhando relatam uma maior realização, aproveitamento da vida, satisfação com atividades do dia, esperança e expectativas. Em geral, esses profissionais associam o trabalho à satisfação, produtividade, engajamento social, senso de utilidade e eficiência.

Para muitas pessoas, o trabalho proporciona possibilidades de interação e de participação na vida social; permite um convívio com pessoas diversas e traz sensação de integração e pertencimento.

Idosos e produtividade

Segundo a pesquisa SHARE (Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa, na sigla em inglês), realizada desde 2004, a chegada da terceira idade não torna os trabalhadores menos produtivos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com mais de 60 anos no Brasil vai triplicar até 2050. Esse envelhecimento da população fará com que provavelmente tenhamos mais profissionais trabalhando após os 60 anos. E é importante derrubarmos alguns mitos, como o que se refere à produtividade. A pesquisa citada mostra que a produtividade se mantém estável e, em alguns casos, pode até aumentar com o envelhecimento.

Hora certa de aposentar

Não existem sinais que indicam quando é o momento certo de se aposentar. O importante é que seja uma decisão tomada após uma avaliação de diversos fatores, e cada pessoa pode avaliar itens diferentes ou dar pesos diferentes para um mesmo fator. O que não se deve fazer, e isso vale para qualquer escolha, é decidir por um impulso guiado por emoções momentâneas.

Se você está dentro dos pré-requisitos exigidos e acredita que é o momento, vá em frente. Se achar que ainda não está na hora de se aposentar, espere mais um pouco. Só você pode saber o que o leva a continuar trabalhando ou leva a se dedicar a um novo projeto.

Dicas de planejamento para aposentadoria

– Verifique qual será o valor recebido com a aposentadoria e quanto você precisará para pagar contas, plano de saúde, casa, etc

– Faça as contas de quanto vai precisar para manter um padrão de vida semelhante ao anterior

– É importante sempre termos uma reserva financeira. Se precisar diminuir os gastos é melhor começar antes para já se adaptar e organizar as contas

–  Verifique se você consegue continuar utilizando o convênio médico da empresa

– Não esqueça de verificar as regras da previdência antes de solicitar a aposentadoria

– Organize toda a documentação necessária com antecedência para garantir que não vai faltar nada, e que o processo não seja atrasado

– Pense no que você gostaria de fazer quando estiver aposentado e comece planejar

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo, a hora certa de aposentar-se depende de vários fatores, porém o planejamento para essa etapa é fundamental.

*Kátia Armesto é psicóloga, consultora de carreira, headhunter e pós-graduada em gestão de pessoas

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto