Atividades Físicas

Yoga para idosos: como funciona e quais os benefícios da prática?

por Madu
26 de agosto de 2020

Benefícios para saúde física e mental são os resultados da prática da Yoga

Foto: wavebreakmedia – Shutterstock

A Yoga, prática milenar surgida na Índia, favorece a força muscular, flexibilidade, equilíbrio e respiração, fatores que contribuem para a manutenção e aumento da qualidade de vida. Para explicar sobre os benefícios da Yoga para idosos, a instrutora Mariana Costa* responde algumas perguntas para a Rede Bem Estar.  

Quando e onde surgiu o Yoga, e a partir de quando o povo ocidental começou a praticá-lo?

O Yoga tem sua origem na Índia, e seu desenvolvimento pode ser rastreado há mais de 5.000 anos atrás, porém alguns pesquisadores acreditam que o Yoga pode ter até 10.000 anos de idade. Sua história tem muitos momentos incertos, pois o compartilhamento dos textos sagrados era oral e muitas vezes secreto. O Yoga começa a tomar “forma” com a escrita dos Yoga Sutras, perto do século 4 a.C., por Patañjali, ensinamentos basicamente religiosos em forma de textos, originários das tradições espirituais da Índia. Esses textos tratam das posturas de yoga (āsanas), das técnicas de respiração e meditação, ensinamentos sobre não violência, ser verdadeiro, amizade, compaixão, sobre nossas angústias e sofrimentos e os meios para reduzi-los.

A partir do século XVI, aproximadamente, o Yoga começa a ser mais difundido no ocidente por meio de pessoas que foram para a Índia e entraram em contato com os iogues, observando suas práticas, como Afonso de Albuquerque, em 1510, e Fernão Lopes de Castanheda, em 1553 (ambos portugueses),  Bernard Picart, em 1723 (holandês), os missionários franceses Jean Calmette e Jean-François Pons, em 1731. Swami Vivekananda foi um indiano considerado uma figura chave na introdução do Yoga no Ocidente, sobretudo na Europa e América. Outros mestres indianos importantes disseminariam o Yoga e, a partir daí, algumas escolas surgiram.

Quais os benefícios do Yoga para idosos?

São muitos os benefícios físicos que o Yoga traz para todas as idades, e não é diferente para os praticantes da terceira idade.  A prática de Yoga proporciona fortalecimento muscular, ajudando a diminuir a incidência de fraturas e, nesse sentido, é muito recomendado para auxiliar o tratamento de osteoporose. Por tratar-se de uma prática que trabalha isometria e sustentação, proporciona mais força e equilíbrio. Além disso, existem muitas posturas na prática de Yoga que trazem mais flexibilidade e fortalecimento dos membros inferiores e da coluna vertebral, trazendo, assim, mais sustentação para os corpos mais frágeis.

Além de benefícios físicos, como o Yoga contribui para a saúde “mental” do praticante?

Através dos exercícios de respiração e meditação, o Yoga ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse, auxiliando a capacidade de manter a concentração e trazendo inúmeros benefícios para a memória e sistema cognitivo do praticante. Além disso, existem alguns estudos que associam o estado de relaxamento que as práticas proporcionam à diminuição da pressão arterial.

Quais cuidados a pessoa idosa deve ter ao buscar um profissional ou centro de Yoga?

Para iniciar uma prática de Yoga para idosos, assim como qualquer atividade física, deve-se sempre consultar um médico para avaliar se existe alguma restrição.

É de extrema importância que qualquer limitação física ou restrição sejam comunicados ao profissional de Yoga, que conduzirá a prática de forma segura, trazendo as variações das posturas mais adequadas ao praticante idoso. Além disso, atualmente existem profissionais e espaços especializados na prática de Yoga para idosos.

Há contraindicações?

Algumas condições físicas e problemas de saúde pedem cuidados especiais para a prática de atividades físicas, inclusive de Yoga. Nesse caso, uma avaliação médica é muito importante para que a prática seja adequada e saudável.

A Yoga para idosos, além dos benefícios físicos e mentais apresentados por Mariana, contribui para socialização das pessoas, o que pode ajudar no combate da depressão e isolamento social


*Mariana Costa é instrutora com formação em Yoga na modalidade: Hatha Yoga/Vinyasa Yoga –  Instrutora de Yoga para crianças – Instrutora de meditação guiada – Conduz práticas de Hatha Yoga e Vinyasa Yoga em Espaços e Academias, bem como Aulas Particulares.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto