Atividades Físicas | Saúde

Tênis para caminhada: aprenda a escolher o seu

por Daniela Santilli
7 de julho de 2020

Caminhar é um dos exercícios mais recomendados para pessoas idosas! No entanto, é importante se preparar para isso, a começar pela escolha do tênis

Foto: LightField Studios – Shutterstock

Caminhar é sempre uma ótima pedida para qualquer pessoa. Para a pessoa idosa, talvez seja um dos exercícios mais requisitados, pois, por meio dele, é possível manter autonomia por um tempo maior.

Andar em casa, no quintal, na garagem, na calçada, no parque, na academia ou na esteira sempre vai fazer bem. Mas qual o tênis ideal para a pessoa idosa usar na caminhada?

A escolha do tênis mais adequado para cada exercício era vista antigamente como enganação. Hoje isso mudou. Sabemos que existem diferenças entre os produtos, como por exemplo: para correr, o solado deve ser diferente do solado de um tênis para caminhada. Isso por conta não apenas do impacto entre cada esporte, mas também devido ao peso de quem vai usá-lo.

Muitos vendedores já sabem explicar qual é o melhor modelo a ser usado, mas para caminhada existem algumas especificidades. Separamos algumas dicas aqui para você!

  • Procure evitar tênis com elásticos, pois, com o tempo, o elástico pode lacear, e o tênis pode ficar frouxo nos pés, deixando a pessoa idosa vulnerável a uma queda.
  • Opte por um tênis de amarrar, que mantenha seus pés bem firmes e seguros.
  • Em relação ao solado, é importante perguntar ao vendedor qual o solado mais adequado para o peso da pessoa.
  • Se a pessoa idosa tiver problema de equilíbrio, procure um solado mais plano. Evite aquele solado apelidado “sola de trator”, pois ele pode atrapalhar o equilíbrio.
  • Para pessoas idosas com saúde e peso saudáveis, o tênis de amarrar com o solado para maior impacto (solado trator) pode ser a melhor opção, pois esse tipo de solado deixa as passadas bem mais leves, e faz com que a pessoa idosa consiga andar por mais tempo sem machucar os pés e joelhos. Em alguns casos, há necessidade de a pessoa idosa usar uma caneleira para evitar torção nos calcanhares.

O melhor mesmo é sempre conversar com seu ortopedista antes de iniciar as atividades com o seu tênis para caminhada!

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto