
o melhor sobre
envelhecer
Mudanças no corpo fazem parte do processo natural de envelhecimento e podem ser melhoradas com condicionamento físico
Com a chegada da terceira idade e o processo natural de envelhecimento, as transformações no biotipo físico das pessoas são naturais. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e uma vida social ativa são mecanismos que retardam essas alterações. Para entender como ocorrem, a educadora física Walkiria Gomes de Moraes* aborda tópicos relacionados ao tema.
O corpo muda? A resposta é óbvia: sim, nosso corpo muda. A partir do momento em que nascemos e, enquanto vivermos, nosso corpo estará em constantes mudanças, desde a esfera física até a esfera psicológica ou emocional.
A maior parte das funções corporais atingem seu auge por volta dos 30 anos de idade, e a partir de então vão declinando com o avançar da idade (BESDINE, 2019). Esse declínio nomeamos de envelhecimento.
Kirkwood (2008) se refere à compreensão do envelhecimento como um processo gradual que resulta na diminuição progressiva da função orgânica ao longo do tempo, podendo compreender vários aspectos de sistemas biológicos, aspectos sociocomportamentais e cognitivos, sendo um fenômeno complexo de ser estudado.
Todo esse processo que vai ocorrendo com o nosso corpo não é motivo de desespero ou pânico, pois são processos naturais e, com o desenvolvimento de diversos setores, como a medicina, práticas de atividades físicas, alimentação e higiene estamos vivendo um aumento na expectativa de vida (ANTONIO et al., 2012). Por exemplo, idosos com mais de 65 anos passarão dos atuais 9,2% da população, para 20% em 2046, chegando a 25,5% em 2060, de acordo com a última projeção populacional do IBGE.
Bem, fisicamente, como já mencionado neste artigo, e pelos estudos já consagrados, as pessoas não somente na fase de declínios das funções do organismo, mas durante toda a vida devem buscar cuidar da sua saúde com alimentação equilibrada, prática de exercícios, vida social saudável e comportamento não tóxicos.
Já na questão psicológica ou emocional, Correia (2018) cita o cuidado do desenvolvimento psicossocial, caracterizado por um estágio em que as pessoas reavaliam suas vidas, procurando solucionar situações, e decidem a melhor forma de passarem seus dias, direcionando suas atitudes para aquilo que consideram mais importante, como atividades favoritas.
Por fim, este tema é amplo e há diversas formas de cuidados para uma vida longeva, mas resumidamente: “Cuide-se da melhor forma possível, e lembre-se de que a felicidade está no caminhar, e não precisamente na chegada!”
A abordagem dada por Walkiria traduz a indicação geral de especialistas da área de saúde de idosos: o envelhecimento e a alteração no biotipo físico das pessoas devem ser encarados como processos naturais, e não como perdas.
*Walkiria Gomes de Moraes é graduada em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestra em Ciências da saúde pela (UNIFESP), pesquisadora em esporte para pessoas com deficiência, e em exercício físico e envelhecimento além de especialista em atividade física, exercício físico e envelhecimento
Para saber mais:
ANTONIO, J. G. et al. Programa de natación adaptada para personas mayores dependientes: benefícios psicológicos, físicos y fisiológicos. Revista de Psicología del Deporte, v. 21, n. 1, p. 125-133, 2012.
KIRKWOOD, T. B. L. Understanding ageing from an evolutionary perspective. Journal of Internal Medicine, Oxford, v.23, n.2, p.117-127, 2008
CORREIA, R. N. P. Aspectos psicossociais do envelhecimento. In: Envelhecimento e Exercício. Volume 4, São Paulo: CREF4/SP, 2018, cap. 5, p. 80-86
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
3 dicas de exercícios na terceira idade
Exercícios simples contribuem para o equilíbrio e a agilidade dos idosos
Yoga para idosos: como funciona e quais os benefícios da prática?
Benefícios para saúde física e mental são os resultados da prática da Yoga
Qual é o meu biotipo físico?
Mudanças no corpo fazem parte do processo natural de envelhecimento e podem ser melhoradas com condicionamento físico