Atividades Físicas | Cuidado | Dicas

O que fazer após a aposentadoria? 100 coisas para aproveitar essa fase da vida.

por Madu
10 de março de 2020

Já imaginou o que fazer quando se aposentar? Confira algumas dicas aqui em baixo!

Foto: Ignacio Amenábar Unsplash

Desde 2011, o engenheiro Celso Afonso Lima compartilha experiências do que fazer após a aposentadoria no blog Diário de um Aposentado. Uma das postagens mais interessantes compartilhadas nesse projeto é sobre o desafio que recebeu no Programa de Preparação para Aposentadoria: escrever uma lista de 100 coisas para fazer nesse novo momento da vida.

Lima aceitou o desafio e criou a própria “lista de coisas para fazer quando estiver aposentado” com uma centena de itens. “Este é um exercício interessante, pois diariamente surgem novos tópicos que se candidatam a entrar na lista. Portanto, esta é apenas a “Versão 1.0” da minha lista que ainda está sendo construída e penso que assim ficará permanentemente, crescendo sempre.”, ele explica logo no início do texto.

Mas o que fazer após a aposentadoria?

O blogueiro dividiu a lista entre:

  • atividades comportamentais, do dia a dia da pessoa aposentada
  • atividades cults rotineiras (leituras, tocar instrumentos musicais, estudar novas línguas)
  • espiritualização
  • realizações pendentes
  • listas de melhorias na casa
  • procedimentos médicos pendentes
  • atividades esportivas
  • participação em redes de relacionamento

No final da lista, Lima reforçou a importância de continuar amizades antigas e conhecer novos amigos. Para isso, ele mesmo já sugere um caminho: frequentar novas “tribos” interessadas em temas com os quais ele se identifica. O engenheiro listou algumas, como budistas, ambientalistas, participantes de ONGs e de movimentos culturais. Por fim, fecha com a pergunta: “Alguma outra tribo que surgir pelo meu caminho de desaposentado?”.

Ou seja, o importante é sempre estar aberto e adicionar novos desafios para o que fazer após a aposentadoria.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto