
o melhor sobre
envelhecer
Musculação e boa alimentação contribuem para a manutenção e aumento da massa muscular
A perda de massa muscular em idosos está associada diretamente ao processo fisiológico natural do ser humano. A diminuição da força física torna a população de terceira idade mais vulnerável a outras doenças e sujeita a riscos de quedas e fraturas.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) afirma que a perda de massa muscular em idosos associada à má alimentação, a outras doenças e ao próprio envelhecimento “faz com que a redução da massa muscular total seja maior, dando início a um ciclo, denominado de ciclo de fragilidade, que levará o idoso à maior incapacidade funcional e, consequentemente, maior dependência para a realização das atividades da vida diária, menor qualidade de vida e maior risco de mortalidade”.
O educador físico e fisiologista Felipe Augusto* aconselha que a perda de massa muscular em idosos pode ser minimizada com a prática de exercícios de musculação e alimentação saudável.
Felipe afirma que “os exercícios de musculação são os principais responsáveis pela manutenção e até aumento da massa muscular, como também fornecem estímulos ao ponto que ocorra um processo de ganho muscular, tornando a pessoa mais forte e saudável”.
A prática de musculação é aquela em que são utilizados pesos e equipamentos para gerar resistência aos músculos. Isso significa que a pessoa fará movimentos parecidos com os que realiza no dia a dia, mas com um empenho de força diferente do habitual.
Além dos exercícios de musculação, Felipe também lembra a importância dos exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas. Eles estão diretamente ligados à melhora do sistema cardíaco, do sistema pulmonar e à perda de gordura.
– Realizar acompanhamento médico
– Ter acompanhamento de nutricionista
– Fazer uma avaliação física antes de começar a prática
– Treinar em uma academia de confiança
– A academia deve ter profissionais para acompanhar, auxiliar (quando necessário) e ajudar em caso de emergência
– O profissional que prescrever os exercícios deve respeitar os limites físicos da pessoa
Exercícios de musculação bem orientados são fundamentais para homens e mulheres na terceira idade. Eles contribuem para evitar a perda de massa muscular em idosos, facilitar a realização dos movimentos, preservar a mobilidade e evitar problemas nas articulações.
*Felipe Augusto Chagas é educador físico e possui especialização em fisiologia do exercício
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
3 dicas de exercícios na terceira idade
Exercícios simples contribuem para o equilíbrio e a agilidade dos idosos
Yoga para idosos: como funciona e quais os benefícios da prática?
Benefícios para saúde física e mental são os resultados da prática da Yoga
Qual é o meu biotipo físico?
Mudanças no corpo fazem parte do processo natural de envelhecimento e podem ser melhoradas com condicionamento físico