Atividades Físicas | Saúde

Como evitar perda de massa muscular em idosos?

por Madu
27 de julho de 2020

Musculação e boa alimentação contribuem para a manutenção e aumento da massa muscular

Foto: wavebreakmedia – Shutterstock

A perda de massa muscular em idosos está associada diretamente ao processo fisiológico natural do ser humano. A diminuição da força física torna a população de terceira idade mais vulnerável a outras doenças e sujeita a riscos de quedas e fraturas.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) afirma que a perda de massa muscular em idosos associada à má alimentação, a outras doenças e ao próprio envelhecimento “faz com que a redução da massa muscular total seja maior, dando início a um ciclo, denominado de ciclo de fragilidade, que levará o idoso à maior incapacidade funcional e, consequentemente, maior dependência para a realização das atividades da vida diária, menor qualidade de vida e maior risco de mortalidade”.

Como ganhar massa muscular em idosos

O educador físico e fisiologista Felipe Augusto* aconselha que a perda de massa muscular em idosos pode ser minimizada com a prática de exercícios de musculação e alimentação saudável.

Felipe afirma que “os exercícios de musculação são os principais responsáveis pela manutenção e até aumento da massa muscular, como também fornecem estímulos ao ponto que ocorra um processo de ganho muscular, tornando a pessoa mais forte e saudável”.

A prática de musculação é aquela em que são utilizados pesos e equipamentos para gerar resistência aos músculos. Isso significa que a pessoa fará movimentos parecidos com os que realiza no dia a dia, mas com um empenho de força diferente do habitual.

Além dos exercícios de musculação, Felipe também lembra a importância dos exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas. Eles estão diretamente ligados à melhora do sistema cardíaco, do sistema pulmonar e à perda de gordura.

Dicas para iniciar a prática da musculação

– Realizar acompanhamento médico

– Ter acompanhamento de nutricionista

– Fazer uma avaliação física antes de começar a prática 

– Treinar em uma academia de confiança

– A academia deve ter profissionais para acompanhar, auxiliar (quando necessário) e ajudar em caso de emergência

– O profissional que prescrever os exercícios deve respeitar os limites físicos da pessoa  

Exercícios de musculação bem orientados são fundamentais para homens e mulheres na terceira idade. Eles contribuem para evitar a perda de massa muscular em idosos, facilitar a realização dos movimentos, preservar a mobilidade e evitar problemas nas articulações.

*Felipe Augusto Chagas é educador físico e possui especialização em fisiologia do exercício

Sobre a autora:

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