Atividades Físicas | Saúde

Benefícios do pilates na terceira idade

por Daniela Santilli
27 de julho de 2020
Foto: Liderina – Shutterstock

Ao praticar pilates, o idoso terá um ganho no condicionamento físico, no tônus muscular e na flexibilidade. Esses talvez sejam os melhores benefícios do pilates na terceira idade.

A primeira dica importante é consultar seu médico para saber se você pode e deve praticar pilates. A tendência é de que toda pessoa idosa possa fazer, desde que com um bom profissional, respeitando as limitações impostas pela idade. 

Com o passar dos anos, tendemos a ter algumas doenças (patologias). Dentre as mais comuns temos: diabetes, hipertensão, osteoporose, problemas cardíacos, AVC, pneumonia, perda da audição, Alzheimer, diminuição da capacidade pulmonar, problemas de circulação, catarata, artrite, perda da coordenação motora, alteração postural e perda da flexibilidade. 

Em todos os casos, atividade física pode ajudar no tratamento, na cura ou no convívio diário com a doença. Conhecer o próprio corpo traz uma visão diferente quando se pensa em cuidados com a saúde. O Pilates, em resumo, trata-se de reeducação do movimento, que trabalha o equilíbrio muscular, postural e mental.

Os benefícios do pilates na terceira idade podem ser aplicados para prevenção de doenças, para o fortalecimento muscular ou para reabilitação de patologias. Alguns ganhos que o pilates proporciona são a redução de dores no corpo, a prevenção de lesões por quedas, correção postural, reabilitação de doenças respiratórias, aumento de flexibilidade, de equilíbrio, entre várias outras. 

Aproveite para envelhecer de forma saudável!

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto