Atividades Físicas | Saúde

Atividade física de baixo impacto ajuda na saúde da terceira idade

por Madu
22 de julho de 2020

Mesmo que leves, a prática de exercícios melhora a saúde e a interação social

Foto: Rido – Shutterstock

O processo de envelhecimento humano gera alterações fisiológicas, que podem diminuir ou limitar a capacidade aeróbica e muscular. Porém, a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física de baixo impacto podem melhorar substancialmente a qualidade de vida dos idosos.   

A atividade física de baixo impacto é recomendada para indivíduos sedentários, de pouco aporte físico ou para as pessoas de terceira idade, pois é de fácil realização e baixo índice de lesões. Esse tipo de exercício desenvolve flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

Tipos de atividade física de baixo impacto

Alongamentos

Caminhada

Dança

Hidroginástica

O educador físico e fisiologista Felipe Augusto* afirma que “a realização de caminhadas frequentes pode prevenir problemas cardíacos, controlar a pressão arterial e reduzir níveis de gordura corporal. Além de fortalecer os músculos e ossos uma caminhada diária, por exemplo, aumenta a disposição, ajuda a controlar o peso, melhora o sono e o bem-estar de forma geral”.

Atividade física aquática de baixo impacto, como natação e hidroginástica, permite ao indivíduo realizar movimentos com riscos mínimos de danos às articulações. A hidroginástica é uma atividade muito procurada por pessoas de terceira idade. Ela melhora a capacidade aeróbia, a coordenação motora e a força muscular.

De acordo com Felipe, os exercícios de alongamento, por serem de fácil execução, tornam-se uma opção de fácil aplicação, com benefícios para capacidade de mobilidade articular e flexibilidade.

A atividade física de baixo impacto que envolve a dança, além de melhorar o condicionamento físico, melhora significativamente a capacidade cognitiva, o equilíbrio, coordenação motora, e também permite ao participante o desenvolvimento socioafetivo. Felipe explica que a dança “propicia novas amizades e momentos de descontração.”

Dicas

– Realizar acompanhamento médico

– Buscar um profissional de educação física e academia de confiança

– Utilizar roupas e calçados adequados para as atividades

– Hidratar-se bem

– Ter uma alimentação balanceada

O envelhecimento saudável é uma meta que pode ser alcançada com a prática de atividade física de baixo impacto.

*Felipe Augusto Chagas é educador físico e possui especialização em fisiologia do exercício

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

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