Atividades Físicas | Saúde

A importância de exercícios de mobilidade para idosos

por Madu
13 de julho de 2020

Com a orientação adequada para prática de exercícios, os idosos podem ter boa mobilidade para execução de tarefas diárias

Foto: belushi – Shutterstock

A capacidade de mobilidade é referente a quanto o sistema neuromuscular permite a execução de movimentos. Com o avanço da idade e o processo natural de envelhecimento, os exercícios de mobilidade para idosos permitem a execução de tarefas, como calçar um sapato de maneira eficiente e com menos dores.

Para adquirir ou manter a capacidade de mobilidade, é necessário que o indivíduo tenha boa flexibilidade nos tendões, ligamentos e tecido muscular. É o que explica o educador físico Felipe Augusto*:

“A importância de possuir boa mobilidade física e articular é para que possamos executar movimentos funcionais. Com uma boa mobilidade, temos a possibilidade de executar ações sem queixa de dores, lesões ou desequilíbrios musculares.”

Entre as razões que podem estar relacionadas à pouca mobilidade articular, Felipe destaca:

– A falta de exercício físico e o sedentarismo, pois as pessoas passam grande parte do dia sentadas, com poucos movimentos que exijam uma mobilidade de boa amplitude.

– O envelhecimento, que pode ser acompanhado de uma maior rigidez muscular e articular, limitando cada vez mais o indivíduo para ter uma vida saudável.

Os exercícios de mobilidade indicados para idosos são:

Precauções relacionadas a exercícios de mobilidade para idosos:

– Ter o acompanhamento de um profissional de educação física qualificado para que todo o acompanhamento seja feito de forma correta, sem agravamento ou lesões.

– Se for o caso, fazer exames e obter uma avaliação médica especializada para que os problemas articulares sejam resolvidos, sem a possibilidade de agravamento.

Os exercícios de mobilidade para idosos são fundamentais para aumentar a independência e qualidade de vida.

*Felipe Augusto Chagas é educador físico e possui especialização em fisiologia do exercício

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto