Atividades Físicas

3 dicas de exercícios na terceira idade

por Madu
27 de agosto de 2020

Exercícios simples contribuem para o equilíbrio e a agilidade dos idosos

Foto: Jacob Lund – Shutterstock

Exercícios são fundamentais para idosos manterem a flexibilidade, equilíbrio e agilidade, que resultam numa melhora geral do bem-estar e saúde dos praticantes.

A educadora física Walkiria Gomes de Moraes* apresenta três dicas de exercícios na terceira idade, que podem ser realizados em casa, com o auxílio de outra pessoa.

3 dicas de exercícios na terceira idade

Exercício 1 – Equilíbrio adaptado

O idoso, com uma mão ou as duas mãos dadas para um familiar (ou cuidador), tentará ficar apoiado por 15 segundos numa perna só. A perna que será retirada do chão deve ser elevada para frente, flexionando o joelho. Após decorridos 15 segundos, ficar na outra perna e contar 15 segundos também. O idoso poderá repetir três vezes cada perna, ou até a sua capacidade física permitir.

Exercício 2 – Agilidade com as mãos

O idoso e o cuidador (ou familiar) ficam sentados um de frente para o outro, com as mãos apoiadas sobre as pernas. O cuidador (ou familiar) dará o comando “direita” ou “esquerda” ou “as duas juntas” para que o idoso levante a mão correspondente e toque a mão do cuidador (ou familiar) para, em seguida, repousar as mãos novamente sobre as pernas, esperando um novo comando.

Observação: Esse exercício não tem repetições definidas ou tempo pré-determinado. Pode ser feito a qualquer momento e enquanto for prazeroso, podendo até ter variações no tempo de comando (como falar mais rápido e mais vezes ou devagar); pois o principal objetivo é o trabalho de agilidade e cognição.

Exercício 3 – Agilidade com os pés

O idoso e o cuidador (ou familiar) ficam sentados um de frente para o outro, com as mãos apoiadas sobre as pernas. O cuidador (ou familiar) dará o comando “direito” ou “esquerdo” ou “os dois juntos” para que o idoso levante o pé correspondente e toque o pé do cuidador (ou familiar) para, em seguida, repousar o pé novamente no chão, para um novo comando.

Observação: Esse exercício não tem repetições definidas ou tempo pré-determinado. Pode ser feito a qualquer momento e enquanto for prazeroso, podendo até ter variações no tempo de comando (como falar mais rápido e mais vezes ou devagar); pois o principal objetivo é o trabalho de agilidade e cognição.

Essas dicas de exercício na terceira idade podem ser aliadas para a melhorar a capacidade de mobilidade do idosos no dia a dia.

*Walkiria Gomes de Moraes é graduada em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestra em Ciências da saúde pela (UNIFESP), pesquisadora em esporte para pessoas com deficiência, e em exercício físico e envelhecimento além de especialista em atividade física, exercício físico e envelhecimento

Sobre a autora:

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MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

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