Atividades Físicas | Saúde

10 benefícios da musculação na terceira idade

por Madu
20 de julho de 2020

Musculação melhora o condicionamento físico e cardiovascular do idoso

Foto: Olena Yakobchuk – Shutterstock

A musculação, prática geralmente associada a questões estéticas, passou a ser recomendada para idosos, devido a seus benefícios à saúde e ao bem-estar. A musculação na terceira idade contribui para o aumento de força, flexibilidade e socialização da pessoa idosa.

Um estudo realizado pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) concluiu que a prática de atividade física por adultos e idosos tem efeito sobre o risco cardiovascular, se realizada regularmente, de forma moderada ou intensa.

Segundo o educador físico e fisiologista Felipe Augusto*, a musculação na terceira idade, em conjunto com os exercícios aeróbios regulares, contribui para saúde mental e emocional dessas pessoas, seja com novas amizades, seja com novas vivências corporais.

10 benefícios da musculação na terceira idade

– Aumenta a força física

– Aumenta a flexibilidade

– Aumenta a resistência a quedas

– Fortalece os ossos – condição que auxilia na prevenção da osteoporose

– Melhora a condição cardiovascular

– Melhora a pressão arterial

– Ajuda a controlar a diabetes

– Ajuda na queima de gordura

– Melhora a postura corporal

– Reduz dores nas articulações, como coluna, ombros e joelhos

Felipe orienta que pessoas de terceira idade, antes de iniciar a prática de musculação, façam avaliação médica, avaliação física e tenham acompanhamento de um profissional de educação física.

“A avaliação física possui um papel muito importante no processo de iniciação do idoso na academia, pois um bom profissional poderá criar uma planilha de treino específica, voltada para os objetivos almejados e, se for caso, adequar o treinamento às recomendações médicas”, explica.

Cuidados no momento da atividade

– Atentar especialmente à postura do corpo durante a execução dos exercícios

– Coordenar a respiração (inspiração e expiração) de acordo com a orientação do profissional de educação física

– Usar roupas adequadas, que favoreçam os movimentos do corpo

– Usar tênis: evitar sapatos, sandálias ou chinelos durante a atividade

– Fazer uma refeição leve entre 30 a 60 minutos antes do treino

– Levar sempre uma garrafa com água para manter-se hidratado

– Na dúvida, pedir orientação ao profissional que está acompanhando

Praticar musculação na terceira idade é uma forma de cuidar da saúde e enriquecer o círculo social dos praticantes.

*Felipe Augusto Chagas é educador físico e possui especialização em fisiologia do exercício

Sobre a autora:

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