
o melhor sobre
envelhecer
Conheça o movimento Lab60+ que reúne pessoas e organizações para colaborarem e atuarem na construção de projetos para todas as idades
Na história do país, nunca tivemos mais velhos que crianças. Isso está mudando: no Rio Grande do Sul, essa realidade já existe desde 2019! O Estado não é exceção: a única parcela da população que cresce é a de idosos, que em pouco tempo representarão mais de 30% da população. E isso terá impacto em todos os setores da sociedade, no modo em que vivemos, estudamos, trabalhamos.
Com esse desafio, foi criado o movimento Lab60+, um movimento que reúne pessoas e organizações para colaborarem e atuarem juntos na coconstrução de possibilidades de projetos para todas as idades. Iniciativas de moradia, trabalho, atividades físicas até sexualidade são apresentadas e, se tiverem o engajamento das pessoas, são desenvolvidas.
O Lab60+ é um grande laboratório social para tirar ideias do papel, conectar pessoas e projetos. Parte-se do pressuposto que ninguém sabe a resposta completa de como viveremos num mundo mais longevo. Logo, precisamos do conhecimento de todos; assim o Lab60+ abre espaço para o protagonismo sênior e, em colaboração com jovens, pode criar iniciativas próprias.
Surgiram projetos, iniciativas políticas públicas, novas empresas . Isso ocorre a partir de encontros regulares, presenciais em 12 territórios (chamados de embaixadas do movimento) espalhados pelo Brasil e Chile.
Esses encontros são chamados de Cafés Com Vida. Neles, todos falam, apresentando projetos ou colaborando com iniciativas uns dos outros. Cada projeto que se apresenta pode ser algo novo, que ainda está no papel, ou já ser reconhecido. Todos são bem-vindos, desde que tenham interesse em impactar ainda mais pessoas pela força das conexões em rede. O Lab60+ é uma grande rede de colaboração e ampliação de impacto social, na qual todos são coautores, corresponsáveis por cocriar um novo mundo, mais longevo e com mais cuidado, uns com os outros. Você se identificou ou se instigou a participar? Acesse www.lab60.me para saber mais.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como o Brasil poderia ser uma blue zone para idosos?
Cuidar da espiritualidade, se alimentar bem e diminuir o stress são alguns dos comportamentos para viver mais e melhor adotados por pessoas que vivem nas Blue Zones
Autonomia na terceira idade: como comunicar minhas decisões
Comunicação e respeito pelas escolhas dos idosos devem orientar relações familiares
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet