
o melhor sobre
envelhecer
Veja alguns projetos inspiradores que poderão trazer ideias de como realizar intervenções na sua comunidade
Se você entra no Google e pesquisa “idosos realizam projetos no bairro”, é difícil encontrar projetos que realmente foram feitos por pessoas idosas. A maioria das notícias traz essa população como beneficiária e não como protagonista. Será que pessoas idosas não podem mesmo criar iniciativas que transformem os espaços em que vivem? Vamos compartilhar dois projetos que, a partir desse questionamento, trazem pessoas com mais de 60 anos como atores principais de transformações em suas comunidades:
A iniciativa é um movimento que reúne 35 dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e tem o objetivo de fortalecer os conselhos de direitos das pessoas idosas da região. Nascido em 2018, o diálogo entre vários conselhos municipais permitiu a identificação de desafios comuns da região e a união de forças para construção de soluções que podem beneficiar pessoas idosas de toda a região.
Além dos encontros presenciais, o site da iniciativa reúne notícias da região, vídeos educativos, e compartilha a legislação que garante os direitos da pessoa idosa. Além disso, também agenda eventos e encontros de conselhos municipais da região. O projeto deu tão certo que, um ano depois de sua criação, já foi citado como referência durante a Conferência Estadual do Idoso de 2019, em São Paulo.
Imagine que você está andando pela rua e encontra um grupo de pessoas: adultos e crianças fazendo várias brincadeiras, muitas risadas e cores. Você para e começa a olhar melhor para aquela cena: percebe que, na verdade, os facilitadores das brincadeiras são pessoas idosas. Essa é uma história que se repete em diversos lugares na capital de São Paulo, graças ao projeto Guardiões do Brincar, da IPA Brasil.
A iniciativa é resultado dos mais de 23 anos de trabalho da organização em ações que promovem o brincar entre todas as idades. Em 2016, decidiram se inscrever no edital do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo para uma proposta ousada: realizar um curso apenas com pessoas idosas. O Guardiões do Brincar formou mais de 800 pessoas em 12 Núcleos de Convivência do Idoso na cidade de São Paulo.
Você e seus amigos e familiares também podem fazer projetos para melhorar seu condomínio, na sua rua, bairro ou cidade. Para começar, vale conferir algumas referências que separamos para você:
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como o Brasil poderia ser uma blue zone para idosos?
Cuidar da espiritualidade, se alimentar bem e diminuir o stress são alguns dos comportamentos para viver mais e melhor adotados por pessoas que vivem nas Blue Zones
Autonomia na terceira idade: como comunicar minhas decisões
Comunicação e respeito pelas escolhas dos idosos devem orientar relações familiares
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet