Aprendizado | Carreira

Idosos no ensino superior: como voltar a estudar

por Daniela Santilli
23 de abril de 2020

Além do prazer, pessoas idosas no ensino superior trabalham cognição, se mantém ativas e podem socializar!

Foto: Iakov Filimonov – Shutterstock

Voltar a estudar está se transformando numa coisa normal, e até mesmo esperada nas universidades. Muitos de nós pensamos que quando nos aposentarmos, vamos estudar alguma coisa por puro prazer. Nada melhor do que fazer isso na terceira idade, caso não seja possível fazer antes. O importante é que, além do prazer, idosos no ensino superior se manterão ativos, trabalhando cognição, tendo compromissos de prazos e sociais.

Além da forma tradicional de prestar vestibular e cursar uma faculdade, já existem diversos cursos criados para a pessoa idosa. Veja abaixo alguns lugares que selecionamos:

Universidade de São PauloUSP60+  

Localizada em São Paulo, a USP 60+ oferece disciplinas regulares dos cursos de graduação, atividades esportivas e físicas para pessoas com mais de 60 anos. É um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. São oferecidos em todos os campi da USP: São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, sendo divulgado semestralmente, pela internet e pelo catálogo impresso distribuído em vários locais.

UNIFESP Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI 

Aqui, são oferecidos temas para reciclagem de conhecimentos aos idosos no ensino superior, tais como Direito, Psicologia, História da Arte, Artes Plásticas, Oficina de Memória, Língua Portuguesa, Literatura, entre outros.

Os cursos são disponibilizados às pessoas a partir de 60 anos, como estabelece a ONU e a UNESCO, para que atualizem seus conhecimentos, podendo assim dar uma nova perspectiva às suas vidas. Diplomas ou certificados de escolaridade não são exigidos para o ingresso. A duração dos cursos compreendem um ano letivo (8 meses), com aulas 2 vezes por semana, geralmente com o início em março e o término em novembro, com duração de 8 horas divididas ao longo do mês e ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão tendo frequentado 75% das aulas.

A UATI está localizada na cidade de São Paulo.

PUC RS – Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati 

Localizada em Porto Alegre, a Unati oferece cursos sobre temáticas variadas, que vão desde idiomas a atividades físicas e instrumentos musicais. As aulas acontecem em diferentes turnos, e contam com infraestrutura completa para atender aos alunos, turmas reduzidas, didática exclusiva e corpo docente qualificado, além de valor especial para o público acima dos 60 anos.

Faculdade Aberta para a Terceira Idade – FATI  

A FATI oferece aos participantes a oportunidade de lazer, esporte, saúde e cultura, descobrindo novos talentos, ampliando horizontes para um envelhecimento saudável, produtivo e com qualidade de vida. Está localizada em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

Universidade Aberta da Pessoa Idosa – UAPI  

A UAPI oferece cursos gratuitos e sem pré-requisitos. Seu público-alvo é a população idosa que vive nas regiões mais extremas da cidade de São Paulo, com chances escassas de acesso à cultura, lazer e novas tecnologias, mas reserva também vagas a técnicos ou pessoas que se interessam em trabalhar com pessoas idosas, criando um espaço de diálogo e troca intergeracional.

O projeto se concretizou como resultado das parcerias estabelecidas com a Universidade Federal de São Paulo, apoiada pela Diretoria do Campus São Paulo, e com a Secretaria de Educação, tendo o apoio da Assessoria de Programas Especiais e CEUs, visando  idosos no ensino superior. O curso vem se desenvolvendo nos campi da Unifesp da Vila Clementino e Santo Amaro e nos CEUs Aricanduva, Parelheiros e Cantos do Amanhecer. Essa ação tem grande importância social para as pessoas idosas nas respectivas regiões.

UNESP – Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI 

A inserção de idosos no ensino superior e no contexto acadêmico é uma das funções sociais da Universidade Pública. Com o intuito de possibilitar o acesso dessa população à Unesp (São Paulo), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEX), oferece diferentes oportunidades de cursos em diversas Unidades Universitárias.

PUC SP – Universidade Aberta à Maturidade 

O curso oferece uma Matriz Curricular construída com a participação dos alunos para seu horário regular, e ainda abre a possibilidade de Optativas/Oficinas. Preenchidas as vagas para os alunos regulares, as Optativas/Oficinas são disponibilizadas para interessados externos, abrindo a possibilidade de participação no curso. 

Agora, basta escolher o que você quer estudar e se informar como os cursos funcionam. Entre nos links, telefone e se informe pois a grade curricular pode sofrer alterações.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto