Aprendizado

Idosos na cozinha: quais as limitações e quais as facilidades?

por Daniela Santilli
11 de agosto de 2020

Aquele prato que faz sucesso nos encontros de domingo que só a vovó faz? Quem não tem na família, uma avó ou um avô que tem uma receita de sucesso entre os filhos e netos? Mas afinal: idosos na cozinha pode?

Foto: Da Antipina – Shutterstock

Para muitas famílias, os pratos preparados pela avó ou avô são insuperáveis. Verdadeiros manjares dos deuses. Nos encontros familiares, os parentes já chegam à casa dos avós e dizem: “hum…que cheiro bom!”.  Idosos na cozinha é quase um sinônimo de sucesso na hora de comer.

Até quando uma pessoa pode ou deve cozinhar? Existe um limite?

Idosos na cozinha? Pode sim, basta que algumas adequações sejam feitas de acordo com a saúde da pessoa idosa. Para começar, uma pessoa da família pode ajudar, chegando mais cedo e levando as compras. Outra pessoa pode se propor a colocar e tirar a mesa, e, no final, um mutirão para lavar a louça e deixar a casa arrumada e limpa. A ideia é diminuir as funções do idoso aos poucos, de forma calorosa e afetiva.

Numa segunda etapa, tirar facas da pessoa idosa, caso ela tenha problemas de vista, e assim por diante. O importante é não proibir e sim, colaborar. 

Em último caso, a pessoa idosa pode ser a regente master de seus assistentes. Um lava, outro pica, enquanto um terceiro mexe a panela no fogo. Uma orquestra familiar. Eles fazem tudo sob tutela da pessoa idosa, que é convidada a dividir a receita com a família a fim de perpetuá-la. Podem ser criados momentos de muitas conversas, risadas e trocas entre parentes e gerações.

Aproveitem e anotem as receitas para que ela nunca se perca ou caia no esquecimento. Crie o livro de Receitas da Vovó!

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto