
o melhor sobre
envelhecer
Lidar com familiares, durante o processo de envelhecimento, não é sempre fácil
Envelhecer não é fácil para ninguém, tampouco para as relações familiares e relações de hierarquia. Por isso, é importante aprender a lidar com a família, sobretudo nesse momento da vida.
Quando o provedor passa a ser dependente física ou emocionalmente da família, mesmo que continue sendo o provedor, o que fazer? Esse é um momento tenso, que deve ser tratado com muita calma e amorosidade.
Uma boa opção é conversar com amigos que passam pela mesma situação e perguntar como lidam com isso. Ter bom humor e tirar sarro de si mesmo e de tudo que está passando pode ser reconfortante. Se nenhuma dessas opções ajudar, pense na possibilidade de conversar com um gerontólogo ou um psicólogo. Existem bons profissionais especialistas em pessoas idosas que podem ajudá-lo(a) a lidar com tudo isso, e quem sabe você ainda consiga ajudar a sua família.
Diferente do que se pensa, terapia existe para nos ajudar a passar pelos nossos desafios da forma mais saudável possível.
Talvez, uma maneira de como lidar com a família seja conversar com a pessoa mais próxima a você. Se abra, desabafe, conte seus medos e desejos. Faça o mesmo com os outros familiares. Quando sentir que estão todos abertos, marque um lanche e converse com sua família em grupo. Crie momentos familiares prazerosos para todos. Lanches, uma boa jogatina e sim, fale como é que você está se sentindo. Conte as coisas boas sobre envelhecer, mas não se esqueça de contar as partes difíceis também. Cite exemplos que tenham passado com outros familiares, pais, avós, tias, tios, e diga o que agora você entende que está chegando à mesma fase. Provavelmente você está descobrindo muitas coisas sobre as quais nunca havia pensando. Ensine sua família a conhecer o processo de envelhecer ao seu lado.
A grande dificuldade dessa fase e de como lidar com a família é que você nunca envelheceu, e seus familiares sempre o viram como uma pessoa forte, decidida e independente. Ou seja, é difícil para os dois lados.
Conversem, conversem sempre.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como o Brasil poderia ser uma blue zone para idosos?
Cuidar da espiritualidade, se alimentar bem e diminuir o stress são alguns dos comportamentos para viver mais e melhor adotados por pessoas que vivem nas Blue Zones
Autonomia na terceira idade: como comunicar minhas decisões
Comunicação e respeito pelas escolhas dos idosos devem orientar relações familiares
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet