Aprendizado

Como criar um mapa do seu bairro?

por Madu
16 de junho de 2020

Veja aqui o passo a passo para criar o mapa do seu bairro e assim poder se apropriar do território, conhecer os serviços existentes e promover atividades!

Foto: delfi de la Rua – Unsplash

Muitos especialistas ressaltam a importância de as pessoas idosas conhecerem seus bairros para que se apropriem do território e possam tanto aproveitar os serviços que já existem quanto solicitar equipamentos públicos e privados que atendam às necessidades da população idosa. Para fazer esse mapeamento, uma das melhores estratégias é explorar a ferramenta Google Maps, que vamos ensinar a usar neste post.

Primeiro, entre no site https://www.google.com.br/maps/. A própria plataforma já vai identificar onde você está localizado e mostrar um mapa da sua região. Para localizar exatamente a sua casa ou a organização que frequenta, você pode aproximar o mapa, clicando na seta “+”, no lado inferior direito. Outra alternativa é escrever seu endereço no canto superior esquerdo, em “Pesquise no Google Maps”.

Neste campo de busca, é possível buscar qualquer tipo de estabelecimento ou serviço. Se você digitar “UBS”, por exemplo, vai ter os resultados da busca na esquerda, e os pontos onde existem UBSs marcados no mapa com um ponto vermelho:

Se você preferir conferir o mapa em formato impresso, também é possível. Basta identificar qual espaço você quer explorar (podendo dar mais visibilidade para ruas ou mantendo uma visão mais macro) e, em seguida, apertar as tecla Control e a tecla P, mantendo as duas apertadas. Com isso, esta mensagem aparecerá na tela. Então, basta clicar em “imprimir”:

Uma caixa de texto aparecerá na sua tela para que possa configurar a impressão. 

Trabalhar com o mapa impresso pode ser um exercício para pessoas idosas fazerem em conjunto, e também para cuidadores, familiares e amigos fazerem com o idoso que está em casa. Com uma lupa e uma caneta – ou com alguém apoiando o idoso na leitura das informações com letras pequenas – é possível começar a explorar o território. “Onde fica o supermercado que a gente costuma ir?”, “Nossa, você sabia que tem uma loja de sapatos aqui do lado de casa?” são algumas perguntas que podem nortear a conversa.


Um conceito interessante a ser trabalhado também é o Mapa Afetivo! Se tiver interesse, dê uma olhada nessa matéria que separamos para você.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto