
o melhor sobre
envelhecer
Por que, na velhice, as pessoas começam a esquecer de beber água? Quais as consequências disso para a saúde da pessoa idosa e quais as estratégias para prevenção?
Como ter uma boa alimentação é um assunto que faz parte das nossas vidas desde pequenos, na terceira idade, a desidratação é um problema recorrente e sério. Primeiro, vamos entender como acontece para, em seguida aprender a preveni-lo.
Estima-se que a perda corporal de 10% de água provoca danos graves e, de 20% pode levar à morte. Assim como o oxigênio, que nunca pode faltar aos tecidos, a água chega a ser quase tão importante quanto (Portal do Envelhecimento, 2017).
A água é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, auxilia no transporte de nutrientes para as células pelo do sangue e promove a limpeza e a desintoxicação do organismo. Além disso, ela ajuda na digestão, no funcionamento do intestino, protege o coração e aumenta a resistência física.
Durante o processo natural do envelhecimento, existe a perda da sede, que faz com que pessoas idosas digam que não sentem mais sede. É verdade que elas não sentem sede como quando jovens, mas é importante que saibam que isso não significa que não precisem ingerir líquidos, muito pelo contrário. Nessa fase, a ingestão de líquidos é ainda mais importante porque idosos desidratam mais rápido que adultos mais jovens.
Uma pessoa idosa desidratada pode passar por diversos transtornos: fraqueza, cansaço, desânimo e confusão mental. Além disso, alguns medicamentos podem induzir o usuário a urinar mais vezes, liberando um volume ainda maior de líquido todos os dias, podendo também causar um quadro de desidratação.
Se você convive com um idoso, incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia. O segredo é variar nas opções: água, suco de frutas, chás, água de coco e frutas. Aproveite para beber você também. Dê preferência aos copos pequenos e ofereça várias vezes ao dia.
É comum que os cuidadores ou familiares se assustem com quadros de grande confusão mental na pessoa idosa. Casos assim costumam ser desidratação ou infecção urinária. Em qualquer um dos casos, um médico deve ser procurado imediatamente.
Uma curiosidade! A pessoa idosa tem 50% menos de líquido no corpo do que o necessário.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
10 receitas da região Centro-Oeste para curtir com a família
Frutos típicos do cerrado e forte influência da culinária de outros estados marcam a culinária do Centro-Oeste
10 comidas típicas da região Sul para curtir com a família
Tradição, carnes e forte influência europeia caracterizam a culinária do Sul brasileiro
6 comidas típicas da região Norte para curtir com a família
Pratos únicos com ingredientes tipicamente nacionais formam a culinária do Norte brasileiro