Alimentação

Conheça a história da comida nordestina e prepare sua receita preferida

por Madu
12 de agosto de 2020

Pratos deliciosos que contêm elementos de vários povos compõe a culinária nordestina

Foto: Estudio Conceito – Shutterstock

No texto Alimentação e Cultura, desenvolvido por Elisabetta Recine e Patrícia Radaelli, para o Ministério da Saúde, são apontadas as contribuições que tiveram indígenas, portugueses e negros na comida nordestina. Essa soma de influências também teve a participação de holandeses, franceses e ingleses, povos que ocuparam a região durante determinados períodos da história do Brasil.

A região Nordeste é compreendida em duas partes, a do litoral e a do sertão e, assim como as diferenças de condições de fertilidade do solo e climáticas dessas áreas, a comida nordestina também apresenta algumas diferenças.

Na região litorânea do Nordeste, os alimentos mais consumidos são farinha de mandioca, feijão, carne seca, rapadura e milho. Já no sertão, gado bovino e caprino proporcionam carne, leite, queijo e manteiga. No sertão, o feijão, a batata-doce, a mandioca e algumas frutas e legumes também são produzidos.

A variedade da culinária nordestina é rica, mas as autoras afirmam que a Bahia ocupa um papel de destaque. “Na Bahia, quem dominou o forno e o fogão foram as escravas africanas com seus pratos sagrados, o que caracterizou a culinária pelo encontro entre o real e o imaginário religioso. Muitas das comidas africanas são hoje preparadas para serem oferecidas aos deuses do candomblé. O acarajé e o abará são duas especialidades sempre presentes nos tabuleiros das baianas, impecavelmente vestidas com roupas brancas, babados e rendas”.  

O trabalho reafirma também a importância da carne de sol na culinária nordestina, indicando que o preparo desse alimento provavelmente teve origem no hábito indígena de assar a carne de caça para conservá-la por algum tempo.

10 receitas de comida nordestina

Acarajé, vatapá e caruru

Arrumadinho de carne seca

Baião de dois

Bobó de camarão

Cuscuz Nordestino

Moqueca de frango à baiana

Moqueca de peixe

Paçoca de carne seca

Sarapatel

Tapioca com carne de sol

A comida nordestina, além de apresentar uma variedade enorme de opções para gostos e paladares diferentes, também conserva a cultura e a história da região.

Receitas: Portal TudoGostoso

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto