Alimentação

10 receitas da região Centro-Oeste para curtir com a família

por Madu
26 de agosto de 2020

Frutos típicos do cerrado e forte influência da culinária de outros estados marcam a culinária do Centro-Oeste

Foto: hdletti – Shutterstock

A região Centro-Oeste do Brasil, banhada pelas bacias hidrográficas da Amazônia e do rio Prata, até a construção do Distrito Federal, era quase isolada do país. Com a inauguração de Brasília, em 1961, pessoas de outras áreas do Brasil, principalmente de estados do Sul e de Minas Gerais, foram cultivar terras na região. Quais as receitas da região Centro-Oeste?

Elisabetta Recine e Patrícia Radaelli,  no trabalho  Alimentação e Cultura, explicam que esse isolamento “condicionou a culinária aos recursos do meio ambiente, especialmente da pesca e da caça, como o pacu, piranha, dourado, pintado, anta, cotia, paca, capivara, veado e jacaré. Dos peixes, frutas e carnes do Centro-Oeste, surgem pratos típicos, como o peixe na telha (assado na telha), peixe com banana, carne com banana, costelinha, bolinhos de arroz, pamonha… Pela fronteira de Minas Gerais, vieram o feijão tropeiro, a carne seca, o toucinho e a banha de porco”.

10 receitas da região Centro-Oeste

Caldo de piranha

Farofa de banana da terra

Frango com quiabo

Mojica de Pintado

Galinhada com pequi

Jacaré frito

Arroz Maria Isabel

Broa de milho

Pamonha com queijo

Arroz com guariroba

Conhecer as receitas da região Centro-Oeste é uma experiência que mistura sabores e tradições de várias regiões do país e frutos exclusivos do serrado brasileiro, como pequi, gabiroba, cajá-manga, jenipapo entre tantos outros.

Receitas: Portal TudoGostoso

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto