Alimentação

10 comidas típicas da região Sul para curtir com a família

por Madu
26 de agosto de 2020

Tradição, carnes e forte influência europeia caracterizam a culinária do Sul brasileiro

Foto: ProStockStudio – Shutterstock

As comidas típicas da região Sul do país são as que possuem maior influência europeia. Devido à imigração de pessoas vindas do velho continente, e de o clima ser parecido com o europeu, foi possível a adaptação em solo brasileiro de atividades agrícolas dos países europeus.

No trabalho Alimentação e Cultura, de Elisabetta Recine e Patrícia Radaelli, as autoras citam que “os poloneses radicados no Paraná contribuíram para a alimentação

local, com pratos como repolho à moda, pão de leite e sopas. Os italianos introduziram o cultivo da uva, o interesse pelo vinho, a elaboração artesanal de pães, queijos, salames, massas em geral e sorvete. Os alemães conservaram o cultivo da batata, centeio, carnes defumadas, lingüiça e laticínios, além do hábito do café colonial — uma refeição farta, que reúne preparações de um chá da tarde e de um jantar”.

10 comidas típicas da região Sul

Paraná

Barreado

Carne de Onça – apelido de um prato feito com carne bovina

Entrevero de pinhão

Rio Grande do Sul

Arroz carreteiro

Cuca

Matambre recheado

Sagu com creme

Santa Catarina

Cozido à portuguesa

Joelho de Porco

Tortéi de abóbora

Além dos pratos criados a partir da inspiração europeia com ingredientes locais, as comidas típicas da região Sul do Brasil também mantém a tradição de pratos similares aos de países europeus, como doces e bebidas. Conhecer a culinária do Sul é fazer uma viagem gastronômica pelo velho continente.

Receitas: Portal TudoGostoso

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto