Aprendizado

App para idosos: 11 opções para usar no dia a dia

por Madu
7 de julho de 2020

Existem muitos aplicativos para facilitar a vida das pessoas idosas e também de seus acompanhantes. Veja a nossa seleção!

Foto: DavideAngelini – Shutterstock

Atualmente, as pessoas idosas representam 10,5% dos brasileiros, e a previsão é de que o Brasil tenha a quinta população mais idosa do mundo em 2030! Segundo a pesquisa Tsunami Prateado, conduzida pela Pipe.Social, 92% dessas pessoas possui smartphone. Para facilitar a vida delas e incluí-las digitalmente, diversos aplicativos foram desenvolvidos. Fizemos aqui uma seleção daqueles que vale a pena ter no celular. Confira!

DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Está com dúvidas sobre os direitos da população idosa? Conheça os benefícios sociais e culturais, possibilidades de empréstimos e lugares que podem acessar. Por isso, recomendamos o app “Cartilha do Idoso”, que compila alguns desses conteúdos de forma fácil e didática! 

CARTILHA DO IDOSO

Trata-se de uma cartilha informativa para a população idosa sobre seus direitos de forma geral, com conteúdos sobre benefícios sociais, planos de saúde e também riscos de empréstimos.  Nele, é possível calcular a sua aposentadoria de forma rápida e fácil! Ao baixar o aplicativo, você é guiado pela ajuda da Clô, personagem idosa do aplicativo.

Gratuito, para Android 

SAÚDE DA PESSOA IDOSA

A tecnologia é uma importante aliada ao se tratar da saúde das pessoas idosas. Muitos aplicativos são desenvolvidos para ajudar nesse sentido. Descubra abaixo a seleção que fizemos e, se tiver interesse, acesse o nosso post focado em apps de saúde!

CAIXA DE REMÉDIOS

A Caixa de Remédios tem duas funcionalidades principais: lê o código de barras da embalagem, trazendo descrição do medicamento, e exibe lembretes informando hora e quantidade certa para tomar o medicamento. 

Gratuito, para Android e iOS

BP WATCH

O BP WATCH é um aplicativo de saúde que dá recomendações e lembretes personalizados para cada usuário, com base no Índice de Massa Corporal (IMC), na Pressão de Pulso (PP) e na Pressão Arterial Média (PAM), calculados automaticamente pelo aplicativo. 

Gratuito, para Android e iOS

IDOSO ATIVO

O aplicativo consiste em um guia de exercícios focado na postura, no equilíbrio e no andar, para melhorar a mobilidade das pessoas idosas. Importante saber que são atividades que não prejudicam as articulações.

Gratuito, para Android e iOS

CODYCROSS

Esse é um aplicativo de palavras cruzadas, que tem como objetivo exercitar o cérebro de uma maneira mais divertida, em que o usuário precisa responder algumas perguntas de conhecimentos gerais para poder avançar. 

Gratuito, para Android e iOS

DUOLINGO

Com intuito de manter o cérebro em exercício, o aplicativo Duolingo permite aprender novas línguas de uma forma leve e divertida. 

Gratuito, para Android e iOS

TECNOLOGIA E PESSOAS IDOSAS

Segundo pesquisas, a população idosa tem estado cada vez mais conectada! Para apoiá-la nesse sentido, alguns aplicativos foram desenvolvidos pensando nessa acessibilidade.

CPQD ALCANCE

Esse aplicativo oferece um recurso para ajudar na visualização do celular, focado em pessoas que tenham dificuldade em enxergar no modo convencional.  

Gratuito, para Android

EYE READER

Na mesma lógica que o CPQD Alcance, o aplicativo Eye Reader transforma o celular da pessoa idosa em uma lente de aumento, ou seja, você pode posicionar o seu telefone na frente de qualquer texto, e ele será aumentado em até cinco vezes.

Pago, disponível para iOS

iDOSOS

O aplicativo iDosos promove tutoriais interativos, que explicam as funções básicas de um smartphone. Há também narração em áudio com o passo a passo.

Gratuito para Android 

LASTPASS

Esse aplicativo permite que você armazene todas as suas senhas em um só lugar! O acesso é criptografado e só o usuário consegue acessar, então é super seguro.

Gratuito, para Android e iOS

EU VÔ

É um aplicativo que oferece transporte com opção de acompanhamento para pessoas com mobilidade reduzida. Os motoristas recebem treinamento pela empresa a fim de garantir mais segurança para o passageiro.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto