Cuidadores de idosos

Como resgatar memórias e boas lembranças com músicas e cantigas

por Daniela Santilli
25 de março de 2020

Escutar uma música com uma pessoa idosa pode ser uma boa estratégia para resgatar memórias

Foto: Luana De Marco – Unsplash

A idade chega, e começamos a esquecer pontos importantes da nossa história e também detalhes do dia a dia. Como fazer para estimular as lembranças da pessoa idosa? A memória é uma das funções mais complexas do organismo humano. É a forma como o cérebro adquire e armazena informações. Aprenda a usar músicas e cantigas para estimular a memória da pessoa idosa com este post.

Primeiro, converse com a pessoa idosa para conhecer mais sobre os gostos pessoais dela ou dele. Pergunte quais as músicas, compositores e cantores a pessoa ouvia na sua infância, juventude e início da vida adulta. Se ela não se lembrar, pergunte aos familiares e amigos. Em último caso, é possível calcular quem eram os sucessos de cada fase pelo ano de nascimento.

Anote nomes, músicas e todas as referências que puder. No computador ou no celular, faça uma pesquisa dos vídeos. Tente encontrar os vídeos da época, os originais. Crie uma lista com as músicas e coloque-as para tocar.

Atenção: a música deve tocar num volume que a pessoa consiga ouvir. Existem vídeos que vem com legendas com as letras das músicas que podem estimular a pessoa idosa a começar a cantar. Neste caso, façam um “karaokê”, e depois não se esqueçam de aproveitar as lembranças que as músicas trazem. Pergunte quando ela ouvia cada música: baile de Carnaval, com seus pais em casa, no rádio de pilha do vizinho, etc.

Outra opção é procurar outros sons. Sons que em algum momento você sabe que ela ouviu, por exemplo:

– Maria fumaça

– cantar do galo na madrugada

– sino da catedral às 18 horas

– sinal do recreio na escola

– moço que vende pamonha

– gás

– afiador de faca

– feirante – “moça bonita não paga mas também não leva…”

Por último, faça a mesma seleção de Cantigas de Roda. Pergunte quais as brincadeiras ela fazia com os amigos da escola e da rua. Elas rapidamente vão lembrar de pega-pega, esconde-esconde, passa-anel, corre-cotia, etc.

Cuidado apenas para não colocar músicas de que a pessoa idosa não goste ou com as quais não se identifique. Se quiser, pode sugerir ouvir uma da época dela e uma da sua época. Pode ser uma boa ideia!

Todas essas brincadeiras/exercícios com fotos, músicas, sons e cantigas de roda, podem ser feitos com frequência. Tente aos poucos ir puxando novas lembranças e músicas para enriquecer o repertório da pessoa idosa.

Fonte:
Programa Universidade Aberta à Terceira Idade – USP – Universidade de São Paulo
Professora Neuza Guerreiro de Carvalho – Vovó Neuza
Plano Cuida Idoso – https://www.facebook.com/planocuidaidoso/

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto