Cuidado

Como trabalhar a autonomia de pessoas idosas que não podem caminhar sozinhas

por Daniela Santilli
19 de fevereiro de 2020

Dicas para garantir a independência e a autonomia da pessoa idosa e como lidar com limitações cotidianas.

Foto: Hans Eiskonen – Unsplash

Todos fomos independentes na maior parte da vida. Por isso, é tão difícil aceitar a possibilidade de passar a sermos dependentes. Neste post, você vai aprender como garantir a independência e a autonomia da pessoa idosa e como lidar com limitações cotidianas.

Sentimentos como vergonha, preconceito ou humilhação são muito comuns nesta fase da vida. Pensar em não ser mais capaz pode deprimir. Nesse sentido, para que a pessoa idosa não se sinta constrangida, um (a) cuidador (a) jamais pode se demonstrar cansado ou sem tempo.

Talvez um dos casos mais difíceis em relação à autonomia, é quando a pessoa idosa apresenta limitações de locomoção. A grande maioria rejeita a bengala, o andador, e até mesmo a companhia de alguém.

Nessas horas, quando a pessoa idosa precisar ir ao banco ou ao mercado, diga que precisa comprar alguma coisa para sua casa e se ofereça para ir junto. Depois, se for preciso, diga que não encontrou o que precisava. Fique lado a lado, dê o braço como se fossem amigos (as) de longa data que estão conversando alegremente. Quando ela se desequilibrar, seu braço já estará servindo de apoio/suporte. Não diga nada nesse momento. Ela vai começar a gostar de andar segurando nos seus braços, e aí, aos poucos, comece a sugerir a bengala ou um acompanhante. Aos poucos, a necessidade da pessoa ficará clara e, muitas vezes, ele/ela vai pedir ajuda.

4 dicas úteis para quem convive com uma pessoa idosa nessa situação:

  1. Já tenha em casa uma bengala que fique à vista para todos. Faça com que ela seja uma presença comum na vida da pessoa idosa. O melhor modelo é o que se compra em casas especializadas, que possuem regulagem de altura e são antiderrapantes.
  2. Quando for comprar a bengala, pergunte ao vendedor como se usa. Há a forma correta para usar a bengala de forma segura, e o mesmo vale para o andador, que geralmente é recomendado pelos médicos.
  3. Não é recomendado que a pessoa idosa use sapatos de salto alto, tamancos e chinelos de dedo. Os sapatos de agora em diante devem ter solado antiderrapante, devem ser presos ao calcanhar e manter os dedos confortáveis. Hoje em dia, já existem sapatos bonitos para esse público.
  4. Mostre como as pessoas famosas – filmes antigos – ficavam elegantes usando bengala.
Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto